quarta-feira, 9 de maio de 2012

Falar? Difícil!

Há mais ou menos 1 ano atrás, eu li um livro muitíssimo interessante, chama-se "As Cinco Linguagens do Amor", de Gary Chapman, e eu totalmente recomendo para todos! Propagandas a parte, este livro mudou meu jeito de ver as relações humanas. Chapman afirma que existem 5 maneiras de amar, que são: palavras de afirmação,tempo de qualidade, presentes, atos de serviços e toque físico e que cada pessoa tem uma dessas maneiras de expressar amor ou se sentir amado. O livro descreve muito bem cada um deles e vc descobre qual a sua linguagem. Fala também que, quando vc decide amar alguém (sim, amar é uma decisão), então vc aprende a linguagem da outra pessoa e passa a amá-la daquela maneira. Eu não sei se a minha resenha foi muito clara, mas caso vc tenha ficado curiosinho (a), compre ou alugue esse livro para mais informações. Pois bem, eu aprendi que a minha linguagem de amar são os atos de serviço, ou seja, eu prefiro muuuuuito mais que alguém faça algo por mim do que me dê um presente ou faça um elogio. Falar. Esse é o meu problema. Aliás, esse post me veio a cabeça devido a uma nova amiga da faculdade que simplesmente não tem problema nenhum em falar o que sente e de expressar-se pelas palavras. Eu simplesmente não consigo fazer isso!! OMG!! Sou um e.t.!. Essa amiga, Amanda a propósito, desliga o telefone falando "te amo mãe, te amo pai, te amo irmão" e etc. Então comecei a reparar como eu, além não conseguir, não gosto de fazer isso! E não sei porquê! Me dê cartas para escrever, posts para fazer, redações para entregar em 10 minutos, mas não me peça para falar! Pra mim, as palavras nunca se posicionam no lugar certo, eu sempre fico reparando no meu português e no meu problema de dicção. Além de tudo isso, eu falo extremamente rápido e constantemente minha irmã me interrompe aos berros: "QUE LORI??? NUM ENTENDI NADA! RESPIRA PRA FALAR!" daí não quero falar mais. Eu já li, em mais de um lugar, que as pessoas que falam muito rápido é pq têm um pensamento tão veloz que não acompanham a sua fala e por isso são mais inteligentes (mentira, essa última parte é por minha conta :P). É por isso que adoro MSN! Se eu tiver que brigar com alguém, eu digo: Entra no msn! Nooooossa! Eu vou longe em brigas on-line! Eu falo td e mais um pouco e não deixo ninguém digitar, além de vencer as discussões em 99% das vezes. Mas não brigo pessoalmente. Eu vou me embananar toda e acabo perdendo a razão só pq minha fala não vai expressar aquilo que eu quero dizer. Outro motivo para não gostar muito de falar, em relação a sentimentos ou elogiar as pessoas, é que nunca parece verdadeiro, mesmo que seja. Elogiar alguém requer um porquê! Falar que alguém está bonita tem que ter um porquê! Falar que gosta então, piorou! Pra mim a resposta vem meio que imediata, tipo: Ah é? Que legal! Eu acho legal mesmo, mas não surte muito efeito. Para provar que meu jeito de amar é muito mais fazer algo que falar, essa semana, enquanto discutíamos isso,a Amanda teria que esperar mais 1h30 até a van dela chegar, enquanto eu já poderia ter ido embora. Mas aí ela ficaria sozinha.Então fiquei,ela foi embora antes de mim e ainda tive que esperar mais uns 15minutos o último ônibus. Não disse nada pra ela, como ela sempre diz pra mim (que sou uma xuxuzinha! ahuahua), mas fiz algo a minha maneira, na minha linguagem e, sei lá, mas me pareceu certo! P.S.: Amandinha!! Eu adoro vc!! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...